Cantinho do R

O que nos queremos? Memes no R!

Por que não?

Por Marcos Vital, do LEQ-UFAL

Este material foi construído com a ajuda de muitas pessoas que acreditam no LEQ e em Ciência Livre. Muito obrigado!

Para mais material, visite o Cantinho do R


É, pois é, o Cantinho do R ficou parado um tempão, e isso é quase imperdoável. Então, enquanto preparo outras coisas legais, como um pedido de desculpas resolvi trazer um pouco de diversão (quase) inútil no R! :D

E afinal, por que não? Como eu com certeza já comentei antes, fazer algumas besteiras no R pode muito bem nos ensinar uma coisa ou outra. E, pra quem está aprendendo, usar o R para qualquer coisa sempre vai contribuir com o aprendizado. ;)

Então, bora lá? Bora!

 


Do que vamos precisar

Para este script, vamos precisar de um pacotinho maroto chamado… meme! E por incrível que pareça, sim, ele está no CRAN! :O

Então é fácil, instale via menu, ou simplesmente diga pro R:

install.packages("meme")

Depois disso, não se esqueça de carregar o bixinho:

library(meme)

Beleza, tudo pronto! Ou quase?

Vamos aprender um lance simples: como baixar imagens no R!

 


Salvando imagens da internet pelo R

Se você vai criar um meme, você precisa de uma imagem como base. Se você já tem ela prontinha no seu computador, pode pular esta etapa. Mas se for pegar ela da internet, que tal fazer isso direto no R? É bem mais legal, vai!

Primeiro, não esqueça de determinar a sua pasta de trabalho, pois o R vai baixar os arquivos pra dentro dela, ok? Se você estiver em dúvida, use getwd() para saber qual é a pasta, e setwd para escolher outra (ou faça via menu, se você quiser).

Depois disso, localize o endereço da imagem. Se você está com ela aberta num site, normalmente pode fazer isso clicando com o botão direito do mouse e escolhendo algo como “abrir imagem numa nova guia”.

Aí, baixe a imagem assim (no exemplo a seguir, vou pegar uma pra fazer meu primeiro meme aqui):

https://i.imgflip.com/33f5ye.jpg

site<-"https://i.imgflip.com/33g3vx.jpg"

download.file(site,'ned.jpg', mode = 'wb')

Aqui fizemos duas coisas:

  • primeiro, criamos o objeto site, para armazenar o endereço da imagem;

  • depois, usamos a função donwload.file para pegar a imagem, e a salvamos com o nome de meme1.jpg. O argumento mode é importante, mas não sei explicar os detalhes técnicos… então apenas confie e use assim.

Se quiser buscar imagens de memes por aí, sugiro o bom e velho meme generator, foi de lá que baixamos a imagem do nosso exemplo. ;)

Beleza, temos a imagem! Vamos lá?

 


Criando memeeeeeeeeeeeeeeeeeees

Mas antes, espete um pouquinho! Quem for usuário de Windows vai ter um mone de warnings quando for usar o pacote, por conta de umas tretas com as fontes. Mas é fácil de resolver, basta fazer o procedimento a seguir com qualquer fonte que você quiser usar:

windowsFonts(
        Impact = windowsFont("Impact")
    )

Aqui eu fiz o procedimento com a fonte que é o padrão do pacote meme, que é essa fonte chamada “Impact”. Mas se quiser, você pode fazer com outras, ok?

Agora sim, memes!

Agora vai ser fácil: basta usar a função meme usando a imagem que baixamos. Bora?

meme("ned.jpg", upper="preparem-se", lower="memes no R estão chegando", font="Impact", vjust=0.15)